Porquê gordinhas?

Tentarei o mais sucintamente explicar-vos porquê que somos como somos!

 Morfologicamente falando, o corpo humano divide-se em 3 grupos que no entanto podem apresentar indivíduos com características juntas de dois ou ou mesmo dos 3 grupos!

 Infelizmente só consegui arranjar uma foto de jeito dos 3 tipos em conjunto de homens,


               Endomorfo                                                  Mesomorfo                                   Ectomorfo


Estes três elementos como podem ver pelas imagens são pessoas bem musculadas, no entanto apresentam caracteristicas completamente diferentes uns dos outros.

Vejamos agora ponto a ponto quais as diferenças entre eles!

Endomorfo:
São pessoas de elevado peso corporal que têm tendência a acumular gordura subcutânea, de formas arredondadas, abdómen saliente e braço e pernas proporcionalmente mais curtos que os outros dois grupos.
O endomorfo tem uma estrutura óssea larga e um metabolismo lento, por isso ganha peso facilmente e apresenta dificuldade para perder gordura. é capaz de grande força mas por curtos períodos de tempo!
Um endomorfo é capaz de fazer caminhadas muito grandes quando em boa forma física, no entanto devido ao seu peso irá consumir muita agua, mas incapaz de ser o primeiro numa corrida de 100 metros.

Mesomorfo:
Tem um corpo bem dotado fisicamente e ideal para a musculação – O marketing considerou este o perfeito para os padrões estéticos actuais (2012) e possuem baixa gordura corporal. São pessoas de ossos largos, tórax grande, cintura fina, com musculatura predominante. Sua boa estrutura óssea e densidade muscular. Dos 3 grupos é o que tem força media, e conseguirá fazer um pouco de tudo dos 3 grupos, no entanto é mais lento que os que pertencem ao terceiro grupo.

Ectomorfo:

Têm ossos estreitos e salientes, músculos delgados, ombros caídos. Tendência a baixo percentual de gordura corporal. Estrutura óssea comprida, magro. Seu metabolismo é acelerado em comparação aos outros tipos tendo dificuldade em engordar, inclusive sem problemas de saúde podem comer o triplo do endomorfo e não engordam! São os que correm mais depressa.



MISTO

São os que não se encaixam em nenhum dos tipos definidos acima ou que têm características de dois ou mais tipos diferentes.
Vale lembrar que há indivíduos que não são totalmente ectomorfos, mesomorfos ou endomorfos. Podendo haver predominância de um tipo, ou de outro.
Só de passearmos pelas ruas e vilas do nosso portugal, dá para perceber que a maioria das mulheres se encaixa nos dois primeiros tipos.


No entanto vários factores, podem influenciar o nosso corpo!

Sedentarismo, alimentação, psicose,  etc

E falando de gordinhas que é o que importa podemos ter varios tipos importantes,

A gordinha mesomorfa, 
A gordinha musculada e activa endomorfa,
e a Gordinha endomorfa não musculada,

Agora vamos pensar num caso hipotético e louco!

Devido ao alinhamento dos planetas do sistema solar em Dezembro de 2013 O eixo de rotação da terra alterou e grandes mudanças climatéricas levaram a que portugal ficasse gelado como a tundra russa!
Quais acham que seriam as pessoas com mais probabilidades de sobreviver os 6 primeiros meses?

Com a falta de alimentos, as magrelas ectomorfas com o seu metabolismo rápido iriam perder muita massa muscular, com a fome que iriam passar e o frio invernoso, seriam primeiras a morrer.
Depois as endomorfas muito musculadas, precisam de mais comida que os outros grupos e para arranjarem comida precisariam de andar muito mais. Expondo-as muito mais aos perigos de uma situação destas.
Depois as mesomorfas não musculadas, seguidas das Endomorfas morbidas, e ficariam dois grupos que sobreviveriam com quase toda a certeza a um evento destes!

As mesomorfas, gordinhas, pois teriam reservas de gordura que as levariam a aguentar melhor o frio e a fome e as endomorfas musculadas, pois teriam tal como as mesomorfas a mesma gordura para se protegerem do frio e da falta de alimentos!


É óbvio que isto tudo é uma situação ficticia! Mas teremos sempre vantagem em casos de calamidade em relação ás magrelas e anorécticas deste país!

Falei em Anorécticas pois são um problema grave da nossa sociedade, e é algo que muitas de nós gordinhas podemos acabar por cair assim como a bolimia!

Caso a situação fosse inversa de calor extremo morreriam apenas as gordinhas mórbidas, anoréticas e bolimicas!

Então porque é que as mesomorfas engordam? Problemas de saúde, porque comem mesmo de mais, ou não fazem exercício físico nenhum.

Qualquer mesomorfa com vida sedentária engorda mais cedo ou mais tarde!

Sou endomorfa e agora?

És uma mulher tão mulher como qualquer outra, no entanto se queres viver muitos anos tens de ganhar massa muscular para poderes ter sustento para a tua coluna vertebral, fortalecendo todo o teu corpo. Evitando assim doenças cardiovasculares.

Muito provavelmente és mais forte que o teu namorado ou marido, e podes fazer o que quiseres em termos de trabalho desde que não seja algo muito sedentário, se não acabas gordinha morbida. :)

Sou gordinha morbida, e agora???

Primeiro é preciso ter calma! Deixa de ouvir as bocas todas que ouves dia a dia e pensa numa coisa!

Porque estou assim? Como muito? Se sim, pensa no porquê! Compara-te com mesomorfas e não com ectomorfas, pois podem comer bem mais que tu!

Se comes normalmente ou um bocadinho mais que o normal com uma actividade física regular, mas atingiste a morbidez, algo se passa!

Está na altura de ires ao teu medico de família e antes mesmo que ele te queira passar uma dieta, pede-lhe todo o tipo de análises possíveis inclusive à tiróide! Depois com elas na mão, dirige-te a um MEDICO nutricionista e pede-lhe que te acompanhe junto do teu médico de família, se possível tenta que ambos entrem em contacto entre eles para que possam fazer em conjunto as melhores escolhas possíveis para ti!

Serás sempre bem vinda aqui! :) E o teu contributo é essencial para motivares todas as outras gordinhas morbidas que passam por este forum!


Então sou gordinha :) sou activa e como já vi nunca virarei uma Barbie! Óptimo! Que se lixe a sociedade! Se o teu índice de massa gorda não passar do 35% não tens de te preocupar!




Faz exercício físico e controla o açúcar e o colesterol! :)

Se te doerem as costas e tiveres um colchão ortopédico com menos de 3 anos vai ao médico!

Se te doerem os joelhos vai também ao medico!

Toma atenção nos seguintes dados estatísticos da ANAD

Este foi um estudo americano, feito ao longo dos últimos anos e muito dele se aplica a  portugal!



• Quase 50% das pessoas com transtornos alimentares satisfazem os critérios para depressão.

• Apenas um em cada 10 homens ou mulheres com transtornos alimentares recebe tratamento.
Apenas 35% ( em portugal, muito provavelmente 10%) das pessoas que recebem tratamento para distúrbios alimentares receberam tratamento num centro especializado para distúrbios alimentares.

• Até 24 milhões de pessoas de todas as idades e sexos sofrem de um transtorno alimentar (anorexia, bolimia e compulsão alimentar) nos EUA, Em portugal esse numero ronda mais ou menos 7,6% da população!

• Os distúrbios alimentares têm a maior taxa de mortalidade de qualquer doença mental.

Estudantes:
• 91% das mulheres pesquisadas num campus universitário tentou controlar seu peso através de dieta. 22% fizeram dieta "muitas vezes" ou mesmo  "sempre".

•  Entre os 16 e os 20 anos é que dão-se inicio os distúrbios alimentares.
O valor mínimo, tem tendência a baixar! Acredito que já esteja nos 14 anos em Portugal!

• A anorexia é a doença cronica mais comum entre adolescentes.

• 95% das pessoas que têm distúrbios alimentares estão entre as idades de 12 e 25,8

• 25% das mulheres em idade universitária comem compulsivamente e vomitam para controlo de peso.

• A taxa de mortalidade associada à anorexia nervosa é 12 vezes maior do que a taxa de mortalidade associada a todas as causas de morte para o sexo feminino entre os 15-24 anos.

• Mais de metade dos adolescentes e quase um terço dos adolescentes têm comportamentos não saudáveis ​​de controle de peso, tais como saltar refeições, o jejum, fumando cigarros, vómitos, e uso de laxantes.

• Em uma pesquisa com 185 estudantes do sexo feminino em um campus universitário, 58% sentiu a pressão de ter um "determinado" peso, e dos 83% que fizeram dieta para perda de peso, 44% deles tinham um peso completamente normal.


Isto é principalmente culpa da pressão dos media em quererem mulheres hiper magras! Tem de vender toda a panóplia de cremes para emagrecimento iogurtes light, centros de estética e ginásios, etc.

Para ler mais sobre este fenómeno passe ao seguinte link! Barbie!





Sem comentários:

Enviar um comentário